Loading...

domingo, 29 de janeiro de 2012

                                     Desmistificação do levita moderno (2 Cr 34.12-13).

Os homens procederam fielmente na obra; e os superintendentes deles eram Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merari, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos dos coatitas, para superintenderem a obra. Todos os levitas peritos em instrumentos músicos eram superintendentes dos carregadores e dirigiam a todos os que faziam a obra, em qualquer sorte de trabalho. Outros levitas eram escrivães, oficiais e porteiros” (vv.12-13).

Existe uma idéia corrente de que os músicos e cantores das igrejas são levitas separados para Deus. Num artigo à parte procuro desmistificar essa idéia ainda tão prevalecente no meio evangélico.
Pois aqui na restauração do culto a Deus e na reconstrução do templo nos dias de Josias, bisneto de Ezequias – o filho de Ezequias, Manassés que governou Judá durante 52 anos bagunçou com o reino e desfez tudo o que seu pai havia estabelecido na cidade – os responsáveis pela construção e reparo do templo são levitas! Até mesmo os levitas “peritos em instrumentos músicos” supervisionavam a obra.
Músicos que só querem chegar na hora do culto para tocar e cantar devem ser lembrados dessa verdade! Eles podem superintender outras tarefas da igreja. Podem cuidar dos porteiros, dos diáconos, lecionar para as crianças e até cantar no grupo de louvor.
Não imagino como os músicos e até mesmo os pastores conceberam a ideia de que músicos existem só para tocar seus instrumentos durante os cultos, e ainda gostam de ser chamados “levitas”, porque acreditam que são separados por Deus para a difícil tarefa de tocar, cantar e dirigir os louvores da igreja.
Sempre argumentei contra essa nomenclatura sacerdotal, mas precisava de uma base bíblica ainda mais clara, até que me deparei com o texto acima: Os levitas músicos eram também superintendentes da reconstrução do templo! Então, aí está o desafio: Se você crê que é um levita, mãos à obra! Porque, naqueles dias, apesar desses levitas serem peritos na arte de tocar instrumentos, estavam de mangas arregaçadas superintendendo a reconstrução do templo, ou trabalhando como escrivães, anotadores em pranchetas etc. E hoje em nossas Igrejas, devemos passar aos levitas, que os mesmos devem também ajudar no zelo da Igreja, na conservação, pois se trata da CASA DE DEUS. Templo físico, pois sabemos que o Templo verdadeiro de DEUS, somos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário